A Diferença entre o MDF e o MDP

mdf_x_mdp_full

O MDF e o MDP podem ser combinados em projetos de móveis. Objetos fabricados com painéis de MDF e MDP estão cada vez mais populares. Eles entraram no mercado mobiliário para substituir os aglomerados de baixa qualidade e as madeiras maciças. Considerados painéis de média densidade, são produzidos por meio de processos semelhantes.

A principal diferença entre MDP e o MDF é que no painel de MDP são utilizadas partículas de madeira em camadas, ficando as mais finas na superfície e as mais delgadas no miolo. No MDF, por sua vez, aglutinam-se fibras de madeira. Porém, ambos são classificados como Painéis de Madeira de Média Densidade.

Em termos de valores, o MDF pode custar 30% a mais que o MDP, porém é mais resistente.

Quem pensa em economizar, deve optar pelo MDP. Já quem preza beleza e durabilidade, encontra no MDF a melhor solução.

MDP é a abreviação de Medium Density Particleboard ou Painel de Partículas de Média Densidade. MDF, por sua vez, é a sigla de Medium Density Fiberboard, que significa placa de fibra de média densidade, é um material oriundo da madeira, fabricado com resinas sintéticas.

O MDF é um produto que surgiu no início dos anos 70, mas tornou-se conhecido no Brasil apenas na metade dos anos 90, e é muito conhecido por ser utilizado em produtos de artesanato, decoração, e etc.

Existem vários tipos de chapas de MDF, por exemplo, as chapas resistentes ao fogo, a água, as com maior quantidade de plástico, e etc., e sua espessuras variam bastante. O MDF é um produto com densidade uniforme, e sua utilidade varia muito, principalmente em trabalhos manuais, marcenarias, artesanatos e na construção civil.

Já o MDP é especialmente indicado para a produção de móveis residenciais e comerciais de linhas retas, formas orgânicas, que não exijam usinagens em baixo relevo, entalhes ou cantos arredondados.

A vida útil de ambos é semelhante à da madeira natural. É preciso apenas protegê-los da umidade, pois a resistência à água é limitada.

Abaixo, você pode ver um pouco como funciona o processo de produção do MDF:

1 Comentário
  1. Foto de perfil de Patrícia G Teixeira Barbosa

    Muito massa saber como tudo começa.

Envie uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

 

©2017 Elias Leão. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por NemTemNome Ag.

ou

Fazer login com suas credenciais

ou    

Esqueceu sua senha?

ou

Create Account